Por ano o Brasileiro passa em média 700 horas em frente à melhor emissora do Brasil e a Quarta maior do mundo. À 45 Anos, a Rede Globo ja passou por muitos apuros, Mas sem perder definitivamente o primeiro lugar no Ibope. Sempre com um padrão Globo de qualidade, que respeita o telespectador. Quem pensa que a Globo se transformou numa poderosa emissora apenas através de barganhas políticas ou truques se engana. A técnica de vídeo da emissora só perde para as películas de Hollywood. É a maior produtora de televisão do mundo com 2546 horas de programação em 2004, que são 1000 longa-metragens. Suas novelas contam com um estilo muito avançado lançando sempre temas atuais estraídos de histórias verossímeis da sociedade brasileira. Quem não se lembra de Senhora do Destino?
Em 1969, com um incêndio ocorrido em São Paulo, a Globo passou a transmitir a programação do Rio de Janeiro, se tornando a primeira emissora nacional. Isto estava de acordo com o que os militares queriam, ou seja, a unificação do país para maior proteção do território diante das ameaças estrangeiras. Com megaprojetos nesse sentido, o governo bancou a compra de televisores sem juros abrindo linhas de crédito à população com a intenção de acelerar a unificação do país através da televisão.
Foi dessa forma que a Globo conseguiu juntar o país em um universo coletivo comum, que até 1969 possuía contrastes marcantes de regionalidade nos modos de falar, de se comportar e pensar. Nesse grande cenário existia também um controle sobre a Globo, pois, os militares encrencavam até com figurinos que eram usados no ar. Existiam também várias afiliadas da Globo que pertenciam a políticos, inclusive os Collor. Durante algum tempo, o jornalismo da emissora se manteve tão alheio à ditadura que surgiu o lema nas passeatas “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”.
Roberto Marinho já tinha poder a ponto de demitir ou contratar ministros, então o governo abriu concorrência para novas concessões de TV, e vieram o SBT e a Manchete. Em 2009 Rede Globo se tornou a terceira marca mais poderosa do mundo, perdendo somente para a Nestle, e Coca-cola,
Ano passado a novela ”Caminho das índias” não atingiu a meta da Globo, mais foi eleita a melhor novela do mundo. Prova de que a Globo perdeu audiência, Mas não perdeu Qualidade.
Ou seja, Mesmo quem não goste da Rede Globo, pelo menos ja assistiu algum programa. Seja novela, Programas, futebol, Carnaval, séries, jornais, Copa do Mundo, e etc
Nenhum comentário:
Postar um comentário